O sentido da existência




Me pergunto muitas vezes o sentido da existência. Pelo menos da minha. Há pessoas que financiam cada dia seu na néscia corrida pelo ouro, de tolo. Há pessoas que simplesmente desistiram de transformar sua realidade. Como zumbis modernos renegaram da sua vida a vontade, o desejo de marcar sua existência (lá vem eu de novo! é que ando lendo Sartre, ultimamente!) com uma história que valha a pena contar para os outros.
Mas, e quanto a mim? Bem, creio que não estou em nenhum dos dois grupos. Talvez no meio-termo. Nem um, nem outro. Apenas no meio. Enquanto assisto muitas pessoas passarem pela vida vendo a vida passar, tento não me acomodar. Por outro lado, não me considero um sujeito pró-ativo, destes que "fazem acontecer". A começar pela literatura. Enquanto muitos grandes escritores marcaram gerações com uma obra piramidal, em meu caso os meus escritos vagabundos nem sequer estão à altura de uma quitinete. Por mais que o hábito quase que diário (nem sei porque) de sentar-me em frente à tela branca do meu pc (ah, a tecnologia!...) vendo o cursor piscar irritadamente, isto não foi capaz de me tornar o escritor que sempre sonhei. Em diversas ocasiões quase conseguia ver a estante abarrotada de volumes escritos por mim, uma obra que marcara gerações, assim como Nietzsche, Dostoiévski ou Garcia Márquez. Mas não. Nem um mísero folhetim, nem mesmo o tão esperado "Pasquim", que Alberto , Jairo e eu sonhamos tanto ver circulando por aí... Me contentei ao recurso quase-limitado do blog. Mas, fugindo das questões literárias ou quase, penso nela agora. Na mulher que tem enchido minha vida de encanto e som. Na jovem morena de cachos marrons que me ensina a cada dia o que é vida. É nela que posso me sentir "o tal", como se eu fosse um novo Kafka, um remanescente da geração de grandes escritores que marcaram minhas leituras. É nesta pequena criatura que tenho meu mais profundo encontro com o sentido do existir. Ao seu lado posso compreender que tudo pode ser simples, que as quimeras que enchem meu peito podem materializar-se no sentimento que me completa e redime. E é com isso que tudo é satisfação e transcendência: ao simples ato de contemplá-la à luz do dia perfeito, sua pele morena reverberando o brilho da mais perfeita poesia, que nenhuma palavra que eu diga ou escreva é capaz em si. Toda vez que você se perguntar o porquê de estar aqui, olhe para o lado. E veja quem está com você. Simple together
2 Responses
  1. Unknown Says:

    que texto maravilhoso esta dostet deve ser muito especial rsrsrs te amo muito meu dostet darum!!!!


  2. Gutor Says:

    Very good!!
    I just don't know what to say...

    I just want to drink a coffee, very hot!!!

    rsrs

    Hugs


Blog Widget by LinkWithin