A partida a sós




É sempre a mesma coisa: profusão de pessoas indo para algum lugar bucólico ou retornando à monotonia cinzenta das grandes cidades. Seus caminhos se cruzam por pífios instantes para no instante seguinte se perder para sempre.
Este pensamento detém a mente de Pablo por um segundo: talvez não haja lugar mais solitário que uma estação de trens. Assim como rodoviárias ou aeroportos.
Não importa o tamanho. Tampouco qual seja o dia da semana. Se repete sempre a mesma coisa. Pessoas vão. Outras voltam. Simples. Assim. E este é um pensamento deprimente, o de ir ou voltar. Reporta a relacionamentos que terminaram, a corações partidos e amargurados; faz lembrar que um dia todos se vão. E que sempre alguém terá de ficar. Uma roda viva gigante. E é isso que o mundo é: uma ponte, um itinerário, um destino cravado por letras amarelas e brilhantes em ônibus errantes. O mundo apenas é uma conexão ininterrupta de idas e vindas. Interminável. Perturbadora.

Pablo fita desconsolado abraços de adeus, de até logo. Às vezes de um até breve. Consegue captar uma fímbria de tristeza por aquele que vai e deixa o outro. E há também aqueles que contagiam com lágrimas os últimos momentos junto aos seus. É assim a vida. Uma macabra conexão de idas e vindas. Assim como amamos e odiamos; como queremos e não mais; como nascemos e partimos.

Pablo sacode a cabeça, num gesto de rejeição àquele pensamento solitário. E é assim que se sente. Olhando ao redor, de certa forma, inveja-os. Ninguém está ali para se despedir dele. Talvez seja até bom assim. Mas é melhor ir andando. O trem já apitou furiosamente e me avisa que chegou a hora de partir.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Isso me fez lembrar São Paulo, deveras! No lugar do trem, o metrô.
    As pessoas realmente andam de um lado para outro, sem parar, cruzando caminhos... mas, na realidade, indo "todos" para e mesma direção: a morte.
    Nessa mesma hora em que escrevo, de madrugada, o mundo lá fora está em movimento, em erupção, e muita coisa acontece simultanemante...
    Abs, Robson.


Blog Widget by LinkWithin